Header Ads

ad

Colocação Pronominal

   O ato de colocar os objetos, os pensamentos e os sentimentos em seus respectivos lugares é essencial para o bem viver. A organização é um aspecto inerente à alma humana pois reflete o desejo do homem de ter controle sobre o que lhe é dado.
    Tal fato também ocorre na gramática da Língua Portuguesa. Dessa constatação fundamental, decorre o processo de colocação pronominal, que determina quando e onde devemos inserir os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, lhe, lhes, o, a, os, as, nos, vos).
    Para melhor entendimento, explicaremos quais são os modos de colocação pronominal e os casos específicos de cada modalidade:

★ Próclise: o pronome é inserido antes do verbo.
O pronome deverá ser escrito antes do verbo quando, na oração, houver termos atrativos. Os termos atrativos que implicam próclise são:

* Palavras negativas (não, nunca, jamais, de modo algum) Ex.: Nunca ME contentarei com estas tuas ações

*Advérbios Ex.: "Hoje ME sinto mais forte, mais feliz, quem sabe..."
Ex2.: Muito ME vale o teu amor, menina
Ex3.: Sempre TE direi a verdade.
# Se o advérbio estiver entre vírgulas, a atratividade não existirá mais. Ex'.: Meu pai, rapidamente, dirigiu-SE a mim e disse...

*Pronomes Relativos (que, onde, cujo, "o qual", "a qual", "os quais", "as quais") Ex.: O povo que ME elegeu foi às ruas.
Ex2.: O país onde ME refugiei é exuberante.

*Pronomes Demonstrativos e Pronomes Indefinidos Ex.: Alguém ME disse que você conversa com as estrelas...
Ex2.: Aquilo ME surpreendeu bastante.

*Conjunções integrantes (que, se)
Ex.: O homem disse que NOS pagaria à vista.
Ex2.: Ele, pelo telefone, diz se NOS contrata.

*Conjunções subordinativas (quando, se, porque, que, conforme, embora, logo que)
Ex.: Embora me tenhas lembrado, esqueci.
Ex2.: Ela chorava, tacitamente, conforme SE lembrava do teu rosto
Ex3.: É preciso que A beijes, amanhã, oh amigo meu!
Ex4.: Estava andando bem tranquilo e, logo que TE vi, cantei amores.

*Frases Optativas (exclamativas ou que exprimem desejo)
Ex.: Deus NOS proteja sempre...
Ex2.: Que os anjos TE iluminem!
Ex3.: Macacos ME mordam!
Ex4.: A vida SE torne mais santa e mais segura.

*Frases interrogativas (diretas e indiretas)
Ex.: Quanto ME valerá esta oferta?
Ex.: Diga como SE comportam as andorinhas (Como se comportam as andorinhas?)

* Preposição "em" + Verbo no gerúndio
Ex.: Em SE tratando de poesia, Machado de Assis é menos valorizado
Ex2.: Em SE havendo de amar o próximo, o mundo nada sabe.

*Formas Verbais Proparoxítonas
Ex.: À medida que elas cercavam os pobres indefesos, nós AS repreendíamos.
Ex2.: Nós O imobilizávamos com muita facilidade.

★ Mesóclise: o pronome é colocado no meio do verbo. (Na ausência de termos atrativos)
Os casos de mesóclise são:

*Verbos no futuro do pretérito
Ex.: De fato, para João Das Desventuras, pôr-SE-ia, bem mais tarde, naquele dia, o ardente e massacrante sol do trabalho forçado.
Ex2.: "De muito vos contar, contar-VOS-ia
o que, na vida, é próprio dos segredos,
o que a coragem vê nos meus enredos:
o amor que, em vós vivendo, conta o dia."

*Verbos no futuro do presente
Ex.: Amada estrela, dona das venturas, amar-TE-ei tão mais do que os jardineiros amam as suas flores, tão mais do que o gondoleiro ama o mar...

Ex.: Oh meu Jesus, Senhor Ressucitado,
Ver-TE-ão meus olhos, quando levantares a mim no vosso amor que, em plenos ares,
  Completar-ME-á meu peito atribulado.

★ Ênclise: o pronome é colocado após o verbo.
Casos de Ênclise:

*Início de orações
Ex.: Conte-ME, pois, o que houve.
Ex2.: Arde-NOS o peito por amar.

*Casos em que não houver termos atratativos nem verbo no futuro do pretérito ou futuro do presente.
Ex.: Eles compraram muitas coisas e endividaram-SE. (NOTE QUE O "e" É UMA CONJUNÇÃO COORDENATIVA ADITIVIA E, PORTANTO, NÃO É UM TERMO ATRATIVO)
Ex2.: Marcos colocou-se numa situação complicada: ou pagaria as dívidas da casa ou compraria os mantimentos da família. (SUBSTANTIVOS NÃO SÃO TERMOS ATRATIVOS)

*Obs.: Embora os pronomes pessoais do caso reto não sejam termos atrativos, a gramática da Língua Portuguesa aceita a colocação de próclise. Portanto, tanto a Ênclise quanto a Próclise podem ser usadas.
Ex.: Eu TE amo
Ex2.: Eu amo-TE

   Após tantos casos de colocar pronomes, é hora de colocar os sentimentos, emoções e as dúvidas nos comentários... Por falar em colocar... Que tal vocês colocarem o olhar nos outros posts da Armada e curtirem o Blog?


No comments