Header Ads

ad

Descrição da Criação

  Em meus posts anteriores eu dei dicas de como criar personagens, mas uma das questões que ainda se mantem na hora da escrita é: "como descreve-los para que o leitor os veja como eu os vejo?". Este post dará algumas dicas, que como já deixei claro em postagens anteriores, não são regras a serem seguidas, pois, cada pessoa é única e tem seu método de trabalho.
   Antes de escrever, é bom ter em mãos o esboço de seu personagem, auxiliará muito. A partir disso coloque o personagem na história sem muitas características claras, enrole o leitor em seus detalhes e comparações, isso ajuda a fixar a imagem que você deseja passar. E por último, não pare a história para descrever o personagem, descreva enquanto ele realiza suas ações. Ficou um pouco confuso? OK, vou ajudar!
Ex: Mr. Evil vinha em minha direção com passos largos, seu sorriso de porcelana estava mais diabólico hoje, e seus cabelos cor de sol ofuscavam meus olhos. Sempre me perguntei qual o motivo de ele gostar tanto daquela capa, mas o olhando andar notei que os movimentos dela ressaltavam seu porte físico e suspeitei qual era o motivo, aliás, eu também passara a gostar dela.
   Facilitou, não é mesmo? Mas ainda faltou um detalhe importe, o cenário. Nenhum personagem realiza suas ações no vácuo (me equivoquei, alguns até realizam, mas caso sua história não se passe em um canto do espaço, as dicas te serão uteis). O cenário, embora seja um lugar fixo, seus elementos não são, então também é necessário descreve-lo, e novamente, fica melhor enquanto posto durante ações, sejam elas do personagem, sejam do clima, ou de alguma força externa.
   Ex: Enquanto Mr. Evil vinha em minha direção, o vento atras dele jogava sua capa para a esquerda da mesma forma que fazia com as folhas das arvores daquele bosque, assim que ele me encontrou decidimos seguir juntos pela trilha que levava até a arena em que ele lutaria com Pedro. A trilha se estreitava conforme nos aproximávamos do local e as arvores estavam cada vez maiores e mais juntas, dificultando a entrada da luz do Sol.
   Bem... Essas foram algumas dicas para sua escrita, espero ter ajudado. Usem da sua imaginação e criem espaços e personagens, e como já dito em outros posts, não liguem para comentários sobre sua escrita, afinal, existem vários gostos e o seu estilo pode agradar a muitos.

No comments