Header Ads

ad

RESENHA: A BANDEJA

A Bandeja(Lycia Barros)


Conheci a autora Lycia Barros em um dos vĂ­deos do canal Eu Leio Brasil. A partir disso, conheci o canal dela e as dicas que ela dava para escritores iniciantes deu uma revigorada no meu lado escritora. AĂ­ na bienal de 2014 comprei a terceira ediĂ§Ă£o do primeiro livro dela: A Bandeja.
Eu sou cristĂ£, e um dos argumentos que me causou interesse, foi ela divulgar como uma histĂ³ria sincera de romance, com seus altos e baixos reais e nĂ£o uma cristĂ£ escrevendo sobre o "mundinho de fantasia gospel" que os cristĂ£os na mĂ­dia fazem questĂ£o de propagar.


EntĂ£o, vamos ao livro.
Conhecemos a protagonista, Angelina, que tem 18 anos e estĂ¡ prestes a sair de PetrĂ³polis para ir morar no Rio de Janeiro, onde irĂ¡ cursar a faculdade.
De cara, ela vive situações que a desanima: as instalações  da faculdade sĂ£o precĂ¡rias, os professores nĂ£o parecem comprometidos e sua colega de quarto Ă© um verdadeiro desastre.
O que ela nĂ£o esperava, Ă© que no meio de tantas decepções um sonho parece se realizar. Ela conhece Rico, um cara nĂ­vel galĂ£ de Hollywood, que se interessa por ela. O que com certeza nĂ£o fazia parte desse sonho Ă© que ele era seu professor.
No começo da histĂ³ria vocĂª fica igual a Angelina:
"Meu Deus! SerĂ¡ que ele estĂ¡ interessado mesmo?"
Mas nĂ£o demora muito para ele demonstrar seu interesse cada vez mais intenso.
O nome, A Bandeja, faz sentido quando Angelina começa a ter sonhos onde homens lhe oferecem objetos numa bandeja, e quando ela aceita os presentes, os homens se transformam em feras.
Conforme a histĂ³ria evolui, vocĂª vai ligando os pontos dos sonhos com o que ela estĂ¡ vivendo.
A autora, apesar de ser se primeiro livro publicado, surpreende com sua escrita. Tudo bem que eu jĂ¡ li a versĂ£o pela Editora Arqueiro, e que tem cenas incluĂ­das nessa ediĂ§Ă£o. Mas nĂ£o acredito que isso muda o fato de que a histĂ³ria Ă© bem escrita e atraente.
A Bandeja foi o primeiro livro, e Lycia Barros a primeira autora a me emocionarem. Na verdade, a Lycia teve esse efeito em mim nos trĂªs livros que li dela.
Ela consegue o efeito de fazer vocĂª se sentir no psicĂ³logo, quando vocĂª vĂª, jĂ¡ estĂ¡ refletindo sobre sua vida e suas decisões.


Com certeza 5 estrelinhas e um dos meus livros favoritos:

No comments