Header Ads

ad

Silêncio – Richelle Mead


Fei é uma garota que vive com sua irmã Zhang Jing, em um pequeno povoado no topo de uma montanha, lá as pessoas são separadas por castas, ela e Zhang são aprendizes de artistas, a casta responsável pelo registro da história local através da pintura. Além disso ainda há mais alguns pontos que destacam este povoado. Primeiro: todos por ali nascem surdos, segundo: no local onde habitam é impossível existir plantações, dessa maneira dependem do trabalho do mineradores, pois o minério extraído é moeda de troca para com o povo que vive embaixo da montanha, todas as trocas e comunicações com o mundo exterior são feitas a partir de uma espécie de tirolesa. Mas o minério extraído começa a ficar em falta, assim a comida enviada também começa a rarear, paralelo a isso parte da população começa a perder visão, e a irmã de Fei é uma dessas pessoas. Em um dia de repente ela descobre que começou a ouvir, e assim junto com seu melhor amigo Li Wei, decidem descer a montanha para negociar, mas acabam se deparando com uma situação muito maior do que poderiam imaginar.
Vamos para os pontos positivos:
1.    Quem viu a capa do livro pode perceber que a história possui traços e influências orientais. (e sim, eu amo isso!)
2.    Creio que nunca comentei isso aqui, e por favor, não me levem a mal, mas uma das coisas que mais me incomodam no mercado editorial é a necessidade insistente de se escrever séries, eu amo algumas séries literárias, mas cá entre nós, existem muitos livros que poderiam ser volume único, pois são uma encheção de linguiça, e outra, mesmo que eu goste do livro, sou uma pessoa que sofre de ansiedade e continuações não me ajudam nesse sentido. Então vamos para uma boa notícia, indo contra a essa necessidade de sagas, trilogias e séries que geralmente o gênero fantasia tem, este livro é o volume único!
3.    Outra coisa que me incomoda no gênero Young Adult, é também a necessidade irritante de se ter um triângulo amoroso, é algo que já se tornou muito clichê e desnecessário. E sim! Não encontrei este problema neste livro! (Obrigada Richelle Mead por essa!) Não me entendam mal quem gosta de algo do tipo, mas a mim não faz sentido que na maior parte deste livros do gênero (YA, distopias, e algumas fantasias) as protagonistas muitas vezes serem meninas de personalidade forte, decididas e tal, mas serem umas bananas no amor!
Enfim, como podem ver, de maneira geral gostei sim da história, admito que alguns personagens e acontecimentos poderiam ter sido bem mais explorados e o final infelizmente acabou sendo muito corrido, ainda mais porque a magia da trama que está relacionado ao folclore daquele povo só aparece muito pouco e somente no fim. 
Para quem se interessou, o livro foi lançado pela Galera Record, e seu preço varia entre 18,90 a 34,90. Boa leitura!
Quer acompanhar minhas leituras? Então me adicione no SKOOB!  

No comments