Header Ads

ad

A utilização dos "Porquês"

Olá pessoal, estão todos bem? Espero que sim.
 Hoje vamos estudar a utilização dos “Porquês”. Parece difícil, mas não é...

PORQUÊ, POR QUÊ? PORQUE e POR QUE.

PORQUÊ é a forma substantivada, quando o artigo o ou um vem primeiro.
Diga-me o porquê de sua ira.
Nossa, você também quer um porquê para tudo.

POR QUÊ  separado e com acento circunflexo vem nos finais de frase, quero dizer, antes de virgula, ponto final, e etc.:
01- Gritou comigo por quê?
02- Eu não sei por quê, mas te amo muito.
03- Vocês não limparam a casa por quê?

PORQUE é conjunção causal ou explicativa:
01- Ela vestiu roupas novas porque foi convidada para ir ao casamento.
02- Lave a louça porque está suja

POR QUE
01- Quando a pergunta é interrogativa, direta ou indireta, usa-se o por que separado:
02- Por que você não passou nos exames da faculdade? Interrogativa direta
03- Quero saber de você por que não me ligou.  Interrogativa indireta

Quando houver a possibilidade de se substituir por: POR QUAL, PELO QUAL, PELOS QUAIS, PELA QUAL, PELAS QUAIS:
01- Não sei por que motivo você não ama. – por qualmotivo
02- Eis o motivo por que não acredito nos políticos. – pelo qual motivo
03- Olhem por que se matam. –pelos quais
04- A razão por que escrevo é minha. – pela qual
05- Só Deus sabe as dores por que passei. – pelas quais

POR QUE separado pode ser usado antes ou depois das palavras MOTIVO ou RAZÃO, e quando for subentendido também:
01- Desconheço as razões por que ela não veio. . –pelas quais
02- Não sei por que grita tanto com o menino. – por que motivo – por qual motivo.
03- Não sei por que motivo você não ama. –por qual motivo.
04- Quero saber por que você não jantou ontem. por que motivo – por qual motivo.
05- Por que você saiu correndo de mim? . Por qual razão 
06- Por que não estuda direito?  por qual razão
07- Não sei por que não gosto mais de você. por qual motivo




No comments