Header Ads

ad

OPINIÃO - PORQUE A RIHANNA FOI UMA ÓTIMA ESCOLHA



         Antes de tudo, ajude-nos a divulgar! Compartilhe esse post com seus amigos, leia mais conteúdo desse maravilho site feito para você!
Me siga nas redes sociais (Twitter, Instagram e Snapchat): billgor_soares
Olá amigos psicóticos de plantão! Estamos aqui em mais uma segunda-feira, vocês e eu, eu e vocês. Espero que estejam felizes, onde quer que estejam, e se alguma dificuldade estiver afligindo vocês, saiba que tudo ficará bem. Vamos viver essa vida da melhor forma possível.

         Sim, eu estou sentimental, problemas pessoais... mas aqui, hoje, vou falar de uma coisa que as pessoas estão transformando em um problema. 
           Vou direto ao ponto: por que a Rihanna não pode interpretar a Marion Crane em Bates Motel? Se a sua resposta imediata é o simples fato de ela ser negra, bom, eu sinto muito em dizer isso, mas você é um racista. Uma boa parte dos fãs, aprovaram a escolha e eu sou um deles. Não faz sentido essa insatisfação apesar de que quem desaprovou a escolha ter o direito de se sentir assim. Só que o que todos dizem, e eu ouvi gente dizer isso, é o motivo de Rihanna ser negra!
            Agora, há outras diferenças gritantes entre Psicose e Bates Motel e isso não tira a qualidade da série em momento algum. Um exemplo é que no filme/livro a história se passa no Texas e não no Oregon. Texas e Oregon (para quem não sabe) são estados completamente diferentes dos Estados Unidos, e isso vai desde localização até o clima. O Oregon é frio, úmido e cinzento, enquanto o Texas é quente, seco e avermelhado. 


            São atmosferas diferentes e que não interferem na história.
            Então por que uma atriz negra não poderia fazer esse papel?
            Com o final da quarta temporada, os fãs entraram em profusão. Ansiosos para o último ano e para verem Marion Crane entrar em cena. Entrei em vários sites que faziam especulações sobre a quinta temporada e na maioria deles, vi o seguinte post: “Atrizes que podem interpretar Marion Crane”.
            Eu posso dizer com toda a certeza quem, em nenhum deles, houve outra atriz que não fosse loira e branca. Isso se deve ao fato de que estavam presos demais a imagem da atriz que interpretou Marion no filme ou era apenas o racismo impregnado no subconsciente falando alto?
            Esse tipo de pensamento, infelizmente, ainda está em mim tentando ganhar voz e pode ainda estar em você. É uma coisa contra qual devemos lutar diariamente. Já houveram produtos de Hollywood em que fizeram brancos se pintarem de negro para interpretar escravos. E isso não é só com os negros. Mexicanos, indígenas e asiáticos sofrem com isso. Quantos atores americanos ficaram com papeis deles? Você se surpreenderia com os números.  



           E no Brasil também é assim.
           Me diga quantas protagonistas negras você já viu nas novelas. Eu só consigo me lembrar de uma. Agora, quantos negros já interpretaram empregados ou bandidos favelados? A lista é grande viu!
          Negros só ganham papeis quando precisam deles para reforçar os estereótipos de sua raça.
Talvez, se Marion Crane fosse uma gangster envolvida com o tráfico de maconha em White Pine Bay, ninguém acharia um problema Rihanna interpretá-la, afinal...
Mas a Marion é uma mulher elegante que trabalha para um banco.
Então o que quero dizer para os haters é: se a cor da pele dela realmente te incomodar, não assista a quinta temporada. Procure por spoilers se não souber o que te espera depois do fim do quarto ano.
Desejo que negros façam papeis de negros, brancos façam papeis de brancos, mexicanos de mexicanos, indígenas de indígenas, asiáticos de asiáticos... Desejo que o mundo pare de se importar com a cor da pele, por que o talento vem para todos.
Infelizmente, o preconceito também.

Grande abraço!
Desculpe qualquer coisa... 



1 comment:

  1. Desculpe, mas Marion rouba do banco. Personagem de destaque ou não, continua no "estereótipo".

    ReplyDelete