Header Ads

ad

Sobre organização: Colocando em ordem as ideias do seu livro e como isso pode ajudar


Quando vamos iniciar um livro, depois de passar tanto tempo com as ideias fervilhando na cabeça, pode acontecer aquele famoso momento que todo escritor odeia do fundo da alma: por onde começar? E agora, o que eu faço? Essa dúvida gera aquele famoso momento de bloqueio na hora de escrever o primeiro capítulo, algo que deixa todos frustrados.

Então mesmo com a incerteza de por onde começar, o escritor resolve seguir com seu livro, fazendo os capítulos iniciais. Depois dos cinco ou os primeiros dez capítulos, chega o momento em que é feita uma revisão e ao ler tudo o que está na sua frente, o autor novamente se depara com outro tipo de frustração: tudo o que ele escreveu até agora está péssimo!

Porém, há uma solução para que esse tipo de situação não aconteça: Organizar todas as suas ideias antes mesmo de iniciar todo seu trabalho. Isso pode ser um verdadeiro "quebra galho" na hora de transformar tudo em seu original.


E como posso organizar meu livro? Se ficou curioso, é só continuar o post!

Encurtando o tempo: A importância de organizar ideias.


Existem muitos escritores "veteranos" que dizem que organizar suas ideias é um atentado contra "sua arte" e que as ideias devem vir como um sopro de inspiração ao vento. Sinceramente? Baboseira na minha opinião. Pessoas que pensam assim dificilmente verão seus livros com o tanto de leitores que desejariam ter, isso se conseguirem tirar o original da gaveta depois de uns bons anos esperando o raio da inspiração divina vir.


Um bom escritor, aquele que vai ser lido por uma legião de leitores ávidos, é um escritor previnido. Antes mesmo de iniciar seu primeiro capítulo, já tem toda a história cuidadosamente planejada e revisada do primeiro até o último capítulo, com todas as questões dramáticas, cenas, personagens e seus relacionamentos, dentre outras coisas já todas prontas para serem escritas.


Para esse tipo de organização existem vários métodos, que podem ficar a critério do escritor escolher qual ficará melhor para facilitar sua vida.

Agora, um pouco dos métodos que você poderá utilizar:


Existem vários métodos além destes que vou citar, porém estes são os mais eficazes para escritores que ainda estão em seu primeiro livro.

Faça um roteiro geral de sua história: Em uma folha de caderno ou uma tabela do word, escreva a época, o local, os personagens principais e secundários e um breve resumo de sua história ou mesmo a sinopse. Esse será um ponto de partida para você poder iniciar sua história.

Faça um esboço geral com todos os pontos que quer incluir na sua história: Em um outro post, explicarei mais profundamente o que é esse esboço, mas é um resumo mais detalhado de tudo o que quer colocar no livro, sequenciando as cenas do começo ao fim e cada personagem que irá aparecer.


Concluindo...


Como escritores, sempre temos que buscar o caminho de deixar a nossa obra o melhor o possível, para que não deixemos nenhum fio solto na hora de concluir, preencher os furos de roteiro e prevenir qualquer descontamento por parte de seus leitores, e o cuidado deve ser dobrado quando é a primeira vez que aventuramos a escrever algo a longo prazo.

Escrever é uma arte, e como toda arte, deve ser trabalhada com todo o cuidado o possível, sempre prestando atenção aos mínimos detalhes. Podemos nunca chegar perto da perfeição, pois a história perfeita nunca existirá, mas através de um livro bem escrito, podemos conquistar e mudar a vida das pessoas, tornando assim, imortais para quem terá tanto apreço por aquilo que escrevemos.

Para mais trabalhos e contatos, segue meus perfis: 
Página Facebook
Meu blog pessoal
Comunidade no wattpad: FiccaoHistoricaBR



1 comment:

  1. Também acho, Isa, que quem depende de esperar a musa da inspiração vai passar fome se quiser viver de arte. Inspiração existe, mas precisa nos encontrar trabalhando...
    Beijo.

    ReplyDelete