Header Ads

ad

RESENHA: OS SETE

Os Sete
(André Vianco)


Para continuarmos no clima de Halloween, eu escolhi a resenha de um dos poucos livros de terror que li. Confesso não ser fã, mas nesse caso, não poderia deixar de ler a obra iniciante de um autor tão elogiado na literatura fantástica brasileira.
Imagine um dia qualquer de verão, você e seus amigos decidem fazer um mergulho no mar e do nada encontram uma caravela.
Parece história da carochinha, porém o início do livro te deixa intrigado.
A caravela, obviamente está se desfazendo, mas os curiosos (Tiago, César e Olavo) decidem ir atrás de coisas de valor. A caravela naufragada a cinco séculos atrás é de Portugal. Nela contém uma caixa de prata grande e pesada onde possui uma descrição estranha. Ao abri-la, eles identificam que dentro tem 7 corpos prensados.
O primeiro corpo começa a criar forma novamente, peso, cor e aparência de um ser humano vivo. Até que o ser se levanta, descobrimos que ele é um vampiro e que o Inverno está chegando com ele.
A partir disso o pânico toma conta da cidade de Amarração (cidade fictícia situada no litoral do Rio Grande do Sul).
O autor foi perfeito nos diálogos, fazendo questão de escrever com o português de Portugal. Não sei se é pela forma debochada que já ouvi falarem esse idioma, só sei que me irritou bastante. Lógico que isso não é um ponto negativo, eu que não me adaptei.
O livro é cheio de detalhes da descoberta dos vampiros sobre o mundo 500 anos depois, é interessante ler suas dúvidas e perguntas, porém chega uma hora que se torna cansativo.
No decorrer da história você percebe uma rivalidade entre esses seres e conforme segue a leitura você conhece as motivações e caráter de cada um. Como também seus medos.
Seus poderes não são mirabolantes, porém o uso deles me surpreenderam me dando arrepios. Você sente cada morte e lamenta pelos inocentes.
Tem momentos que ler sozinho a noite, faz sua imaginação travar.


Fiquei surpresa com a perfeição em que a história foi se desenrolando, as revelações e como as coisas foram se ligando. Para uma primeira obra de um autor iniciante, é louvável.
Porém, acho que faltou uns cortes de uma leitura crítica. Eu demorei para concluir o livro porque ele quis aprofundar nas várias tramas geradas por causa dos vampiros. Algumas resoluções não me surpreenderam, em compensação, o final trouxe um gancho maravilhoso para o próximo livro: SÉTIMO.


No comments