Header Ads

ad

RESENHA - EU E VOCÊ



Se está à procura de uma leitura leve e rápida, minha indicação é o livro Eu E Você.

Com uma estrutura agradabilíssima, um enredo simples e poucos personagens, o italiano Niccolò Ammaniti nos traz a história de Lorenzo.

Lorenzo é um garoto antissocial, prefere a sua própria companhia, sua vida resume-se em sua mãe, seu pai e sua avó. Para ele as outras pessoas são apenas outros. E isso, é claro, lhe trouxe problemas.

“Se os outros não me deixavam em paz, se ficavam muito em cima de mim, um fluido vermelho me subia pelas pernas, me inundava o estômago e se irradiava até a ponta dos dedos das mãos, então eu fechava os punhos e reagia.”

Ao longo de seus 14 anos, Lorenzo descobriu como viver à sua maneira, representando ser como os outros. Contava aos pais histórias que supostamente lhe aconteciam no colégio, mas um dia se deixou levar por um impulso e disse à sua mãe que havia sido convidado para ir às montanhas durante a semana branca (na Itália, corresponde à semana em que os jovens saem para esquiar), sua mãe ficou tão feliz que ele não teve coragem de contar a verdade e, sem saída, planejou sua própria semana branca.

Decidiu que, enquanto todos iam esquiar, passaria a semana no porão de seu prédio. Organizou tudo metodicamente: o horário em que seus pais sairiam de casa, como despistaria seu porteiro, comidas, passatempos, enfim, tudo que ele gostava estaria naquele abrigo poeirento. Porém ele não contava com a inesperada visita de sua meia-irmã problemática, Olívia.

A narrativa nos prende no pequeno mundo de Lorenzo e Olívia, de maneira que sequer percebemos a imensidão que os rodeiam, a gigantesca Roma não se compara àquele porão. Mas não se engane ao pensar que tudo ali serão flores. Ao contrário, Lorenzo é relutante em aceitar a intrusa até ver que não tem outra opção. Lorenzo passa por grandes aflições durante a semana, conhecer o mundo da meia-irmã quase desconhecida será uma experiência inesquecível.

O desfecho da história ocorre apenas dez anos depois daquela semana branca e, apresar de não ser uma leitura tão pesada, traz traços comoventes, complexos e reflexivos.

Sobre o autor, só posso chamá-lo de gênio. Poucos autores me cativaram dessa maneira, Niccolò conseguiu minha admiração em apenas 160 páginas. Ele consegue trazer para perto do leitor um cenário, aparentemente, tão distante. Seus personagens sem estereótipos, anti-heróis, humanos, acima de tudo; rompem a linha que separa ficção e realidade.

Eu E Você é um daqueles livros que você só consegue fechar depois que termina de ler completamente. Todos os escritores deveriam conhecer Lorenzo, afinal quando Lorenzo se instalou naquele porão, estava em busca de autoconhecimento. E quem não busca o autoconhecimento?

Por que Niccolò é um gênio? Porque ele consegue fazer uma história tão simples ser uma das mais intensas que você encontrará.

P.S: Já estou lendo outros livros do autor e continuo achando ele incrível!

P.S2: Estou ansiosa para assistir ao filme!

No comments